Detran-DF intensificará Campanha de Volta às Aulas 2022



Com o retorno das aulas na rede pública de ensino nesta segunda-feira (14), o órgão elaborou um novo cronograma de ações para promover, ainda mais, a segurança no trânsito perto das escolas


A partir desta segunda-feira (14), o Detran-DF realizará, por meio das Diretorias de Educação, Engenharia e Fiscalização de trânsito, uma série de novas ações com foco na volta às aulas na rede pública de ensino do Distrito Federal. Um cronograma inicial estava em vigor desde 31 de janeiro, quando houve o retorno das aulas nas escolas particulares. A nova programação prevê a intensificação das ações educativas, de fiscalização e de sinalização de trânsito.

Educação

A partir das 7h20 do dia 14/2, haverá uma grande ação educativa em frente ao CEF Polivalente da 913 Sul, trabalhando junto às famílias, estudantes e professores, temas como os cuidados ao contratar transporte de escolar, redução de velocidade no perímetro escolar, evitar parar em fila dupla, dentre outras atitudes que podem colocar as crianças em risco.

Neste ano, o condutor de veículo de transporte escolar também será público-alvo das ações educativas de volta às aulas do Detran. O objetivo é levar conscientização a esses motoristas para que possam, cada vez mais, transportar as crianças com segurança.

Os pais e/ou responsáveis podem consultar no site www.detran.df.gov.br a lista atualizada dos transportes escolares e checar se o autorizatário está em dia com todos os itens exigidos pelo órgão de trânsito.

O Detran promoverá, ainda, uma campanha educativa nas mídias sociais sobre o respeito ao pedestre na faixa, que fará um alerta à população para este período de volta às aulas.

Fiscalização


A partir do dia 14, a Diretoria de Fiscalização intensificará as ações nas faixas de pedestres, na organização do tráfego em frente às escolas e autuação de veículos parados e/ou estacionados irregularmente. Além disso, serão verificadas as condições dos escolares.

Os agentes de trânsito atuarão, diariamente, nas proximidades de pelo menos 20 escolas diferentes. Nesses locais será realizada a Operação Faixa Segura, que tem o objetivo de lembrar os condutores sobre o respeito ao pedestre na faixa.

As equipes também estão atentas à organização do tráfego perto das escolas, por isso, estão de prontidão para intervir em casos de retenções. A recomendação da Diretoria de Fiscalização é para que os pais estacionem regularmente a fim de evitar interrupção no fluxo dos veículos e atropelamentos de pedestres.

Em relação aos veículos de transporte escolar, mesmo com a prorrogação das autorizações, a fiscalização ocorrerá com o objetivo de verificar as condições dos pneus, sistema de iluminação, tacógrafo e cinto de segurança. Por dia, serão realizadas cerca de quatro operações em todas as regiões do DF.

Engenharia

A Diretoria de Engenharia está trabalhando desde 31/1 com três equipes exclusivamente dedicadas à revitalização/pintura das faixas de pedestres localizadas nas proximidades de escolas. As equipes estão atuando nos dois períodos: diurno e noturno.

Com o retorno das aulas nas escolas públicas, a expectativa é que, ao todo, 600 faixas recebam pintura nova ainda no mês de fevereiro, todas elas em perímetro escolar. Até o momento, cerca de 300 já foram revitalizadas. Além disso, as sinalizações verticais (placas de trânsito) desses locais também serão verificadas.

Para solicitar uma sinalização de trânsito, como por exemplo uma faixa de pedestre, o interessado deve comparecer a uma unidade do Detran que tenha o setor de protocolo, preencher formulário próprio de requerimento de serviço informando o tipo de sinalização e o endereço do local a ser sinalizado. Informar os dados pessoais do requerente (nome, RG, CPF, endereço e telefone).

A solicitação deverá ser acompanhada da exposição de motivos, bem como o endereço exato do local, indicação de pontos de referência, onde se percebeu a necessidade de sinalização. Para a implantação de faixa de pedestre, é necessário realizar o estudo técnico que irá avaliar a geometria da via, fluxo de veículos e de pedestres, entre outros requisitos.

Cronograma de ações educativas Campanha Volta às Aulas 2022


Com informações de Valquíria Cunha | DETRAN-DF

ANDERSON MIRANDA

Administrador, Jornalista, Gestor Imobiliário. Especialista em Avaliação Imobiliária. Perito Avaliador do TJDFT. Editor-Chefe Grupo M4. Diretor-Proprietário da M4 Adm. Imobiliária Comunicação e Marketing Ltda. Jornalista e Fotógrafo - DRT 12.802/DF. Sites: https://grupom4.com.br, https://tribunadobrasil.com.br e https://andersonmiranda.com.br.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال